100azimutes


ARGÉLIA # ALGERIA 2018: DJANET A BIVOUAC 1 (EP 3)
06/03/2018, 01:42
Filed under: ARGÉLIA # ARGELIE | Etiquetas: , , , , , , ,

IMG_4683 (Cópia)

D6 – 19/JAN (DJANET A BIVOUAC 1)

WIKILOC

Depois de um razoável jantar e uma noite muito bem passada no Hotel Tenere Village, chegou o momento por que mais ansiávamos: embrenharmo-nos nas ruelas e souk da Pérola do Sahara (Djanet), abastecermos os víveres, água e combustível necessários para os 7 dias seguintes, respirar fundo, e partir para o Tadrart, no PN do Tassili n’Ajjer.

20180119_080154 (Cópia)

Correndo o risco de parecer pretensioso, nada do que li sobre o Tadrart faz justiça ao que fomos encontrar: um mar de paisagens fantásticas, com dunas de múltiplas tonalidades, formas e dimensões, que se estendem para lá da linha do horizonte; maciços de arenitos que fazem lembrar alguns cenários fantásticos de planetas imaginários da saga Star Wars; milhares de vestígios pré-históricos nos locais mais inacreditáveis; formações rochosas moldadas pela erosão do tempo e do vento durante milhares de anos, proporcionando contornos que se assemelham a gigantescas esculturas. Enfim, é um pouco desse espectacular percurso de cerca de 800 kms/7dias que procurarei timidamente transmitir neste e nos próximos artigos.

Como já referido, a manhã do dia 19 estava reservada para conhecer Djanet e efectuar todos os reabastecimentos indispensáveis ao total isolamento dos 7 dias no Tadrart, sem escolta ou interferência de vivalma.

IMG_4643 (Cópia)

IMG_2701 (Cópia)

Iniciada a etapa pela estrada que conduz à Líbia e ao Níger, o nosso guia procurou uma acácia suficientemente grande para proporcionar alguma sombra durante o almoço, feito de kebabs e frangos assados, previamente adquiridos em Djanet.

20180119_185606 (Cópia)

Reiniciada a etapa (geralmente, eu e o Brito fechávamos a caravana) o grupo dirigiu-se ansiosamente para o início das “hostilidades” proporcionadas pela entrada na areia do Sahara. Era tal a ansiedade que só nós e o Rui Rodrigues, no HDJ 100, parámos na placa que anunciava as duas únicas alternativas por estrada: Líbia ou Níger…

IMG_2756 (Cópia)

Feitos os registos para a posteridade, reunimos pouco depois com o resto do grupo. Mais alguns quilómetros percorridos, entrámos numa pista relativamente rápida e consistente que, mal apareceu a primeira duna a vencer, deu origem aos primeiros atascados.

IMG_4661 (Cópia)

Resolvidos os primeiros atascos (e cumprido o controlo militar à entrada do PN Tassili N’ Ajjer, com verificação das viaturas e seus ocupantes), os nossos guias levaram-nos, com um ou outro percalço, até ao primeiro local de bivouac, onde chegámos já na penumbra do final da tarde. A coisa começava a prometer. Foi a nossa primeira noite em total isolamento. Os mais ligeiros sons não identificados inspiravam algum receio – afinal, a Líbia parecia-nos demasiado perto e não tínhamos ninguém para nos socorrer…

O diaporama infra contém as fotos desta etapa e, brevemente, colocarei o vídeo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

4 comentários so far
Deixe um comentário

Excelente , como sempre , Obrigado pela partilha .

Comentar por ed.sousa

Obrigado..estou a gostar de ler e de relembrar…..

Comentar por Parola Gonçalves

[…] conforme prometido no Ep 3, deixo-vos o filme da […]

Pingback por ÁRGÉLIA # ARGÉLIE 2018: DJANET A BIVOUAC 1 (FILME) | 100azimutes

[…] acordar deste dia 20 de Janeiro, segundo dia no Tadrart, voltou a ser madrugador, a saída estava programada para as 0800 e foi por volta dessa hora que […]

Pingback por ARGÉLIA # ALGÉRIE 2018: BIVOUAC 1 a 2 (EP 4) | 100azimutes




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: