100azimutes

ÁFRICA DO SUL -SUAZILÂNDIA – MOÇAMBIQUE (10/12)
14/01/2017, 22:52
Filed under: MOÇAMBIQUE, Passeios 4x4 | Etiquetas: , , , ,

Tínhamos planeado partir de Maputo para a Ponta do Ouro numa segunda-feira e regressar na quarta ou quinta, consoante as condições meteorológicas e as da estadia. Saímos depois de uma noite de chuva, numa manhã de sol envergonhado e dia feriado. Fomos para a fila do ferry para o Catembe, conseguimos entrar no segundo ou terceiro e fizemos uma travessia tranquila. Após desembarcar, percorremos os cerca de 115 kms até à Ponta, na sua esmagadora maioria, pela pista de terra batida e areia, nas calmas. Nalguns pedaços, já circulámos na estrada que os chineses estão a construir. Pelo que vimos, creio que não faltará muito para estar transitável e a pista ficar votada ao abandono ou ao uso local. À medida que nos aproximávamos do destino, cruzámo-nos com dezenas de pick-ups e outros 4×4 que regressavam a Maputo, depois de um fim-de-semana prolongado, passado, precisamente, na Ponta do Ouro. Chegámos à hora de almoço, comemos no Bar da Praia e procurámos um lugar para ficar duas noites. Tínhamos pensado acampar, mas, a enorme lixeira deixada pelos que lá estiveram antes de nós e algumas instalações nauseabundas, inviabilizaram os nossos planos. Depois de verificarmos alguns locais, o João sugeriu um resort propriedade de um antigo conhecido e ali “abancámos”. A temperatura estava relativamente amena, mas o vento tornou impraticável fazer alguma praia. Aproveitámos para explorar as redondezas, algumas pequenas caminhadas, umas fotos para mais tarde recordar e pouco mais. Durante o jantar do segundo dia, decidimos que regressaríamos logo na manhã seguinte a Maputo. A meteorologia agravou-se e aproximavam-se várias frentes com muita chuva incluída. Alguma desilusão e a ameaça de um enorme lamaçal desde a Ponta até à zona das antenas de telecomunicações aconselhavam a partida antes da chuva intensa (o Tracks4África assinala aquela pista como off road & deep sand). Ficam as fotos desde Maputo à Ponta do Ouro. Se gosta, subscreva e divulgue pelos seus amigos – pode ser útil a algum.