100azimutes


MARROCOS 2015 EM 4X4: O DJEBEL SIROUA – PARTE 1
24/05/2015, 20:57
Filed under: 4X4, MARROCOS, Passeios 4x4 | Etiquetas: , , , , ,

Djebel Siroua_Relief

O Djebel Siroua (Jebel Sirwa) é um pico de origem vulcânica com 3305 m de altitude, que faz parte da cordilheira montanhosa que une o Anti Atlas ao Alto Atlas, a norte, de que é expoente o Toubkal – o mais alto cume do Norte de África, com os seus 4167 m. O Siroua é o que resta de um muito antigo vulcão, também muito alto e vasto, que se foi desestruturando e dando origem a enormes falhas geológicas e vastos terrenos de lava negra. A boucle do Siroua (rota circular) que nos propusemos fazer em dois dias de plena autonomia, permitiu-nos ingressar em pista poucos quilómetros depois de Taliouine, passando por algumas aldeias isoladas e avistando vários agadires (igudars), contornado o Siroua no sentido anti-horário, em altitude e terreno bastante acidentado e muito técnico (especialmente no 2º dia), só voltando a pisar alcatrão em Askaoun, daí regressando a Taliouine. Podem comparar a foto que segue com a projecçção inicial, de modo a terem uma ideia do relevo e com o perfil vertical subsequente.

Taliouine Bivouac Earth

Perfil vertical

Como podem constar nas fotos e filme, a paisagem montanhosa varia desde o verde suave dos vales e planaltos, em profundo contraste com o castanho dos penhascos e o negro das rochas vulcânicas.

Deixo-vos com a reportagem do primeiro dia, com pistas mais acessíveis e a altitudes relativamente moderadas, terminando num animado bivouac ao final de uma tarde em que se adivinhava uma noite de muito vento e alguma chuva, isto, na margem rochosa de um oued e a 1945 m de altitude.

O FILME

Anúncios

2 comentários so far
Deixe um comentário

mais uma grande aventura amigo ventura e que me deixas com agua na boca abração amigo e um beijinho para as tuas meninas
abraço farinha

Comentar por farinha

[…] referido no artigo anterior, a noite foi ventosa e com chuva. Acordámos bastante cedo e optámos por aproveitar uma janela […]

Pingback por MARROCOS 2015 EM 4X4: DJEBEL SIROUA PARTE 2 | 100azimutes




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: