100azimutes


Expedição à Islândia – 2011
12/05/2011, 22:09
Filed under: EXPEDIÇÕES - PROJECTOS | Etiquetas: ,

 

Durante uma expedição 4×4 realizada em 2010 ao longo da fronteira de Marrocos com a Argélia, um grupo de amigos lançou o desafio de se organizar durante o verão de 2011 um projecto mais ambicioso: a Islândia.

O bichinho começou a fazer das suas e, apesar de todas as desistências entretanto surgidas, tenho quase tudo preparado para concretizar essa ideia, durante o próximo mês de Agosto.

No projecto original partiríamos de Portugal nas nossas viaturas rumo à Dinamarca, daí apanhando o ferry até à Islândia.

Esta opção, engraçada para um grupinho coeso, torna-se desinteressante quer em termos económicos quer de tempo gasto, se apenas for uma viatura.

As tarifas aéreas baixaram significativamente e, com algum cuidado na pesquisa, também se pode alugar localmente uma infinidade de modelos de viaturas 4×4, com significativas variações de custos e opções.

Pela minha parte, a programação da viagem começou no final de 2010 e está terminada. Compreende as viagens de avião, a reserva de 2 noites em hotel e de uma viatura 4×4, e a preparação de um itinerário4x4 para esmagadora maioria dos pontos de interesse (POIs) a visitar.

Relativamente a estes, socorri-me de relatos em vários fóruns e de um ou outro contacto com quem já por lá deambulou. Seguidamente, pesquisei no “Google Imagens” referências fotográficas ilustrativas dos POIs previamente assinalados como potencial motivo de interesse e marquei 30 pontos na cartografia que vou utilizar (Ozi e Mapsource).

O passo seguinte foi desenhar trajectos diários de ligação entre todos, de modo a que a circulação seja feita em condições de segurança, com um ritmo descontraído que permita tirar o máximo partido da expedição.

Quanto ao alojamento, vamos transportar o habitual equipamento para sermos completamente autónomos, até porque a Islândia “convida” ao contacto com a natureza.

No período da viagem deveremos ter cerca de 20 horas de luminosidade e uma temperatura entre os 5 e os 25º Celsius.

Se alguém quiser alinhar,  basta contactar por comentário ou mandar mail para bolinando@gmail.com.

11 comentários so far
Deixe um comentário

Mais uma aventura espetacular, pena não dar para te acompanhar. Uma boa viagem e depois esperamos um dos relatos a que ja nos habituaste.

Comentar por Luis Rosado

Estes teus ”posts” deixam qualquer amante de expedições e viagens de água na boca. Desejo-vos uma óptima viagem e que tragam muitas fotos e histórias para contar, pois aqueles que cá ficam, ficam a torcer por vós.

Grd Abraço

Diogo Pronto

Comentar por Diogo Pronto

Luís e Diogo,

O convite continua de pé…
Só vamos em Agosto.
Como tenho escrito no fórum, a planificação é essencial, principalmente num país onde só há 2 estradas asfaltadas e os 4×4 de aluguer esgotam em Maio/Junho para a época alta, ou seja, Julho/Agosto.

AbraTTos

Comentar por 100azimutes

Boa noite Ventura,
Participei na travessia a Salamanca com a Land Lousã, com o Opel Frontera.
Estava a ver os relatos da expedição a Marrocos da Land Lousã quando dei com o teu “link”. E vi que vais á Islândia em Agosto. É uma viagem que está nos meus planos fazer.
Ora, como fiquei “apeado” do passeio a Marrocos Kids e, como li eles apanharam agora 50 e tal graus eu, não estou com muita vontade de ir para lá sozinho e levar com aquela “baforada” toda. Já chegou uma vez no Egipto que apanhei 60º .
Estou a pensar a ir à Transilvânia, mas agora que vi a tua viagem e, como abres a porta a mais participantes, talvez se te interessar a companhia possa alinhar.
Ainda vai a tempo?
Quais são as datas que vais?
Bom, fico a aguardar informação para ver o que poderá dar.
Um abraço e, cumprimentos à família
Jorge Pinto
939 477 244
jorge.pinto@steelpav.pt

Comentar por Jorge Pinto

Ora viva,
Claro que podem participar.
Neste momento e embora com autonomia e diferença de datas de chegada e partida, vamos 5 pessoas.
Vou mandar um e-mail com informação que te permita ter uma ideia do está pensado.
Tenho algumas dúvidas é se ainda conseguirás alugar algum 4×4 porque creio que, se ainda houver disponibilidade, será nas grandes rent-a-car e a preços proibitivos.
Um abraço e cumprimentos tb para vocês.

JVentura

Comentar por 100azimutes

Boas Ventura,

mal leias a mensag. p.f. diz-me se é ou não viavél.
tenho que começar a resolver as minhas férias.
abração
Jorge Pinto

Comentar por Jorge Pinto

boas Ventura,

será que me poderas enviar por e.mail o teu itenerário.
assim, eu tento programar a minha viagem ao contrario e dará para nos encontrarmos algures para um almoço ou jantar ou cafézinho e falarmos um pouco.
que achas da ideia?
um abração
cumprimentos à familia
Jorge Pinto

Comentar por Jorge Pinto

Boas,

Não estou em Portugal e não tenho comigo os elementos da viagem.
Quando regressar, envio.

Abrç

Comentar por 100azimutes

boas Ventura,

esta ano, não dá para ir ter contigo à Islândia. não consigo, conciliar os voos, nem tão pouco um jipe nas datas pretendidas.
assim, optei por ir à Transilvânia.
votos de uma belíssima viagem e tragam muita informação para eu no próximo ano poder “beber” dessa fonte e organizar a minha viagem.

abração e cumprimentos à família.
Jorge Pinto

Comentar por Jorge Pinto

Jorge,

O programazito que te enviei era só para aguçar o apetite 🙂

Assim sendo, tem cuidado com o Drácula que eu vou ter cuidado com os vulcões, glaciares e travessias a vau, actualmente perigosas devido ao caudal do degelo.

Divirtam-se e depois encontramo-nos para troca de informação e não só.

ForTTe abraTTo e cumps à Família.

JVentura

Comentar por 100azimutes

Meu Amigo,
Umas boas férias, uma grande viagem e divirtam-se todos á brava.

Os vulcões; glaciares e travessias a vau, podes tu bem com eles ehehehehehehe, venham é muitos………

Façam muitas fotos para depois acompanharem com os relatos dessa espectacular terra.

Fico em “pulgas” para conversar contigo quando voltarem…
Abração e BOAS FÉRIAS….
Jorge Pinto

Comentar por Jorge Pinto




Deixe uma Resposta

