100azimutes


CHILE 2009 (ATACAMA E NÃO SÓ) – 10
Há cerca de 500 milhões de anos, o mar cobria grande parte do teritório chileno. Terramotos, erupções vulcânicas e processos erosivos deram origem à actual paisagem do Valle de la Luna, um “autêntico” vale lunar de rara beleza (devida às suas estratificações e afloramentos salinos de origem natural) no meio do deserto. A frequência e intensidade dos ventos ao longo de milhares de anos deu origem a grandes ergs dunares, actualmente muito activos. A Duna Mayor começou pela simples acumulação de areia, facilitada pela existência de barreiras naturais no que actualmente é a base do campo dunar. Mais do que palavras, deixo-vos com algumas imagens que nunca farão juz à realidade daquele pedaço de paraíso no meio tão grande “inferno”.

O Valle de la Luna fica próximo de San Pedro de Atacama, da Aldeia de Tullor e a norte do Salar de Atacama. É uma zona de extrema beleza, particularmente realçada ao pôr-do-sol quando os raios oblíquos do astro rei provocam um jogo de sombras e contrastes dignos de uma película de ficção científica.

Quando por lá andámos, visitámo-lo por mais do que uma vez e tivemos a sorte de o fazer em período de lua cheia. As montanhas que se vislumbram em algumas das fotografias são picos andinos, vários com mais de 5.000 metros.

Nas grutas do Vale

"Escalada" para saír da gruta

A "saída"

A Duna Maior

Sem mais palavras

Anúncios

Deixe um Comentário so far
Deixe um comentário



Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: