100azimutes


CHILE 2009 (ATACAMA E NÃO SÓ) – 4

Depois de uma óptima noite passada numa cabana em Los Villos, reatámos a viagem, num percurso de  467 kms, o mais próximo possível do Pacífico e sem nunca ultrapassar os 630m de altitude, passando por Chigualoco, Huentelauquen, Angostura, PN Fray Jorge, Tongoy, Coquimbo e La Serena. Como certamente saberão todos quantos já deambularam por terras sul americanas é vulgar, ao longo das estradas e das mais isoladas pistas, encontrar pequenos e grandes santuários em homenagem a pessoas ali falecidas, santos e outros ícones objecto de veneração. Nesta etapa, realço o santuário ao Padre Hurtado (em processo de beatificação pelo Vaticano) situado juntoà Ruta 5 e de que mostro as fotos que seguem.

Santuario Padre Hurtado

Santuario Padre Hurtado

Ruta5 vista do Santuario - Oceano Pacifico em fundo

Continuando pela Ruta5, saímos finalmente para pista a fim de visitarmos o PN Fray Jorge, que tem a particularidade de, apesar de estar situado numa região completamente desértica, possuir áreas de vegetação e fauna mediterrânica, devido à existência de um fenómeno de humidade natural e muito localizada proveniente do Pacífico. A pista até à entrada do PN é um verdadeiro regalo para a condução… O PN tem um sendero muito bem marcado que permite visitar a parte mais significativa daquele sistema verdadeiramente invulgar, com a particularidade de ter um “mini sendero” acessível a pessoas com incapacidade/dificuldades motoras…

Inicio da pista p o PN Fray Jorge

PN Fray Jorge

PN Fray Jorge - inicio do sendero

PN Fray Jorge - sendero

PN Fray Jorge - bosque mediterrânico

PN Fray Jorge - mini sendero p/ pessoas c/ insuficiência motora

PN Fray Jorge

Pistas do PN Fray Jorge

Saímos do PN pela pista de ingresso, cheios de fome e com pena de não termos previsto uma patuscada à sombra de um pequeno mas fantástico bosque junto do centro de interpretação ambiental. Assim decidimos que a vingança seria à beira-mar, à base de peixe e marisco, numa esplanada na baía de Tongoy.

Baia Tongoy

Baia Tongoy

Baia Tongoy

Retemperadas as forças, rumámos a Guanaqueros, La Herradura, Coquimbo e, pensávamos nós, atravessaríamos La Serena em direcção a Punta de Hornos. Só que cometemos um erro: calculámos mal o consumo de gasolina e, depois do abastecimento de recurso documentado infra, tivemos de voltar atrás e ficar num pequeno resort de cabanas a poucos metros do mar e, novamente, em zona de risco de tsunamis.

Reabastecimento de recurso

 

Anúncios

1 Comentário so far
Deixe um comentário

[…] 2009 (Atacama e não só) | Tags: Bahia Choros, Punta Choros Depois de uma noite bem passada em La Serena, embalados pelo murmurar do Pacífico, saímos em direcção à Punta e Caleta Hornos e, pouco […]

Pingback por CHILE (ATACAMA E NÃO SÓ) – 5 « 100azimutes




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: