100azimutes


CHILE 2009 (Atacama e não só) – 1
13/11/2009, 00:47
Filed under: Chile 2009 (Atacama e não só) | Etiquetas: ,
IMG_0050_med

Vale de la Luna

Tal como foi anunciado AQUI , AQUI e AQUI, desenrolou-se durante duas semanas a incursão planeada ao norte do Chile, com particular incidência ao deserto do Atacama e áreas circundantes.

Para o efeito, voámos para Paris e daí para Santiago, onde nos aguardava um Toyota 4Runner V6, a gasolina e com caixa automática (4.956 cc e 241,4 kW ) – que seria o nosso principal meio de deslocação.

No conforto e segurança do Toy, percorremos um total 4.591 Km em 67 horas e 22 minutos de condução (retirados os períodos de paragem) – o que dá uma média de viagem de cerca de 68 Km/h, ou seja, um ritmo descontraído e sem olhar para o relógio (a velocidade máxima atingida foi de 173 Km/h – tudo dados do Garmin 276C).

Circulámos abaixo do nível médio do mar e subimos a mais de 4.800 m de altitude; suportámos temperaturas entre os -6º e os 36º Celsius; viajámos numa pequena chata de pescadores artesanais em Punta Choros; palmilhámos muitos kms a pé, desde o PN Fray Jorge até um perdido posto militar Boliviano a cerca de 4.500 m de altitude; acampámos, dormimos em  cabanas e hóteis; bebemos pisco e sentimos a falta de um bom café; vimos flamingos, vicunas, abutres, lontras e muitos mais animais; sentimos temperaturas mediterrânicas e suportámos o calor sufocante do mais seco deserto do mundo – ou seja, foi uma viagem plena de sensações, emoções e recordações que nunca esqueceremos e que procurarei aqui resumir para quem não tenha a sorte de lá poder ir e queira espreitar, bem como para todos quantos queiram aproveitar alguma dica para por lá se aventurarem.

Todos os percursos estão gravados, bem assim como os wp dos principais motivos de interesse, desde postos de combustível a miradouros, bons restaurantes a tascas e boas estradas a pistas sem marcação – partilharei estas informações a quem as solicitar.

À medida que me for possivel, irei colocando novos post com informação e algumas fotos das várias etapas da viagem. No final, inserirei um álbum com as melhores fotos, por via da paisagem ou do momento que retratem.

AbraTTos

Anúncios

3 comentários so far
Deixe um comentário

[…] sequência do post anterior, cumpre referir que a capital do Chile, a cidade de Santiago, está situada num imenso […]

Pingback por CHILE 2009 (ATACAMA E NÃO SÓ) – 2 « 100azimutes

Olá Ventura:-)

Venho cá praticamente todos os dias e creio não ser necessário, explicar o porquê!

Fico a aguardar novos posts e respectivas fotos!

Deve ter sido uma viagem inesquecivel:-)

beijos
marisa alves

Comentar por Marisa Alves

Oá Marisa 🙂
Como já vem sendo rotina desde que regressei… o trabalho tem apertado e a disponibilidade e disposição para aqui vir, rareado… Vou tentar inverter essa situação, até porque este espaço já tem uma procura diária que me “obriga” a dar-lhe(vos) toda a atenção que puder. Dito isto, vou ganhar balanço para colocar um ou dois posts esta noite. Fui e só volto depois de cumprir esta “promessa”. Até já 🙂
Bjs

Comentar por 100azimutes




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: