100azimutes


Tibete – O Tecto do Mundo
24/06/2009, 22:59
Filed under: Tibete - o Tecto do Mundo | Etiquetas: , , ,

Tibete – vocábulo mágico que evoca as mais altas montanhas do planeta, uma cultura distante e enigmática, pistas quase intransitáveis e carregadas de misticismo, mosteiros e palácios antiquíssimos e, para os mais atentos, as marcas da ocupação chinesa e da “resistência” dos tibetanos das montanhas.

Lago Yamdrok visto de Kamba-la Pass (4.800m)

Lago Yamdrok visto de Kamba-la Pass (4.800m)

A passagem por Kathmandu serviu para obter os necessários vistos e demais autorizações que nos possibilitaram voar para Lhasa e tentar realizar a expedição em 4×4 que nos permitiria percorrer o planalto tibetano (altitude média de 4.000 metros), conhecendo melhor uma cultura distante e algo desconhecida mas que me fascinava desde miúdo, quando lia as obras de Lobsang Rampa – o falso monge exilado, como viria a descobrir anos mais tarde.

O segundo objectivo consistia em tentar alcançar o North Face Everest Base Camp e seguir pela pista que o liga, a mais de 5.000 metros de altitude, a Lao Tingri, daí regressando a Kathmandu em 4×4 pela Kodari Border.

O Tibete é uma região recôndita, delimitada por 3 das maiores cordilheiras existentes na Terra: os Himalaias, o Kulun Shan e o Caracórum. Os tibetanos são um povo austero, pragmático, tenaz, religioso, com um ainda grande sentimento de independência, por vezes taciturno e até tímido, que habita uma vasta extensão de deserto gélido.

O primeiro rei tibetano foi um estrangeiro que alegadamente viajou da Índia e se instalou no vale de Yarlung. Conta a lenda que, quando lhe perguntaram de onde vinha e ele apontou para a Índia, os tibetanos terão interpretado que ele teria “descido dos céus”, pois, para lá de Yarlung estavam e estão os Himalaias, onde sobressai o Everest com os seus 8.848m de altitude.

Everest visto do North Face Base Camp

Everest visto do North Face Base Camp

Como pensaram que ele “desceu dos céus”, acreditaram ser uma entidade divina e proclamaram-no rei.

Só com o seu 33º sucessor, Songtsen Gampo (620-650 d.C.), começou a haver história documentada do Tibete e foi introduzido o Budismo, quando a China e o Nepal enviaram princesas budistas para se tornarem mulheres de Songtsen e assim selarem as “alianças” diplomáticas da época. Até então, os tibetanos seguiam uma religião que procurou inicialmente reconciliar o lugar da humanidade nos céus e na terra mas que “evoluiu” rapidamente para um animismo que defendia a existência de espiritualidade nas árvores, montanhas, etc., denominada Bön.

Em próximo post escreverei um pouco mais sobre o Tibete, após o que me proponho fazer um resumo ilustrado da exepdição.

Inté.

Anúncios

2 comentários so far
Deixe um comentário

O Tibete é mesmo um lugar mágico, que nos transporta para uma outra dimensão espacial, longe das disputas políticas e territoriais. Mais do que a geografia distante e difícil de explorar, a fé dos tibetanos é marcante e mergulha-nos numa descoberta dos sentidos. Se, tal como eu, alcançaste um destino há muito sonhado, deves saber do que falo.
Parabéns pelos registos que li, vou continuar a acompanhar este blog com muito interesse. Obrigada pela tua visita e, para posts, mais actuais, visita o “andar de levante”.

Comentar por flicts

Tenho amigos que defendem que o mundo é tão grande e há tanto para conhecer que não devemos ir duas vezes ao mesmo lugar. Por vezes, há quem alegue que não devemos voltar onde fomos felizes. Mesmo que seguisse algum desses “adágios” o Tibete levar-me-ia a desmenti-los…

Hoje fiz quase 800kms de estrada e, praticamente, ainda não parei.

Enquanto escrvia o novo post e procurava algumas fotos para o ilustrar, revivi algumas das “descobertas” a que te referes.

Sabes que mais? Como que por designíos insondáveis, o cansaço desapareceu 🙂

Daqui a pouco espeitarei o “andar de levante” 🙂

Comentar por 100azimutes




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: